racismo - перевод на
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

racismo - перевод на

DISCRIMINAÇÃO RACIAL OU ÉTNICA
Discriminação Racial; Discriminação racial; Racismo na Internet; Preconceito racial; Racista; Pureza racial; Ódio racial; Perseguição racial; Racistas; Opressão racial; Ideologia racista; Injúria racial; Injúria Racial; Injuria racial; Injuria Racial; Apartheid social; Superioridade racial

discriminação racial         
расовая дискриминация
discriminação racial         
расовая дискриминация
discriminação racial         
расовая дискриминация

Определение

racismo
sm (raça+ismo)
1 Teoria que afirma a superioridade de certas raças humanas sobre as demais.
2 Caracteres físicos, morais e intelectuais que distinguem determinada raça.
3 Ação ou qualidade de indivíduo racista.
4 Apego à raça.

Википедия

Racismo

Racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre pessoas e povos. Muitas vezes toma a forma de ações sociais, práticas ou crenças, ou sistemas políticos que consideram que diferentes raças devem ser classificadas como inerentemente superiores ou inferiores com base em características, habilidades ou qualidades comuns herdadas. Também pode afirmar que os membros de diferentes raças devem ser tratados de forma distinta. Alguns consideram que qualquer suposição de que o comportamento de uma pessoa está ligado à sua categorização racial é inerentemente racista, não importando se a ação é intencionalmente prejudicial ou pejorativa, porque estereótipos necessariamente subordinam a identidade individual a identidade de grupo. Na sociologia e psicologia, algumas definições incluem apenas as formas conscientemente malignas de discriminação.

Entre as formas sobre como definir o racismo está a questão de se incluir formas de discriminação que não são intencionais, como as que fazem suposições sobre preferências ou habilidades dos outros com base em estereótipos raciais, ou formas simbólicas e/ou institucionalizadas de discriminação, como a circulação de estereótipos étnicos pela mídia. Também pode haver a inclusão de dinâmicas sociopolíticas de estratificação social que, por vezes, têm um componente racial. Algumas definições de racismo também incluem comportamentos e crenças discriminatórias baseadas em estereótipos culturais, nacionais, étnicos ou religiosos. Uma interpretação do termo sustenta que o racismo é melhor entendido como "preconceito aliado ao poder", visto que sem o apoio de poderes políticos ou econômicos, o preconceito não seria capaz de manifestar-se como um fenômeno cultural, institucional ou social generalizado. Alguns críticos do termo afirmam que ele é aplicado diferencialmente, com foco em preconceitos que partem de brancos e de formas que definem meras observações de eventuais diferenças entre as raças como racismo.

Enquanto raça e etnia são considerados fenômenos distintos na ciência social contemporânea, os dois termos têm uma longa história de equivalência no uso popular e na literatura mais antiga das ciências sociais. O racismo e a discriminação racial são muitas vezes usados para descrever a discriminação com base étnica ou cultural, independente se essas diferenças são descritas como raciais. De acordo com a Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial das Organização das Nações Unidas (ONU), não há distinção entre os termos "discriminação racial" e "discriminação étnica", sendo que a superioridade baseada em diferenças raciais é cientificamente falsa, moralmente condenável, socialmente injusta e perigosa, além de não haver justificação para a discriminação racial, em teoria ou na prática, em qualquer lugar do mundo.

Na história, o racismo foi uma força motriz por trás do tráfico transatlântico de escravos e de Estados que basearam-se na segregação racial, como os Estados Unidos no século XIX e início do XX e a África do Sul sob o regime do apartheid. As práticas e ideologias do racismo são universalmente condenadas pela ONU, na Declaração dos Direitos Humanos. Ele também tem sido uma parte importante da base política e ideológica de genocídios ao redor do planeta, como o Holocausto, mas também em contextos coloniais, como os ciclos da borracha na América do Sul e no Congo, e na conquista europeia das Américas e no processo de colonização da África, Ásia e Austrália.

Примеры употребления для racismo
1. Draped on a wire fence nearby was a banner that read, " ¡No Racismo!
2. "As long as it is done in good taste, fashion is a form of expression like the cinema or painting," said Javier Perez, of the group SOS Racismo.
3. "No están entrando a este país con una tabula rasa (sin ideas preconcebidas)", afirmó agregando que "muchos vienen de México donde el gobierno celebra que no existe el racismo ... pero nosotros sabemos que ese no es el caso". De hecho, se podría decir que existen dos importantes formas de racismo en los latinoamericanos: contra poblaciones minoritarias incluidos indígenas y afro descendientes, y actitudes prejuiciosas contra negros en Estados Unidos.
4. Al respecto el diario Rodong Sinmun dio a la publicidad este lunes un comentario individual que sigue: Mas de 100 paises miembros de la ONU dieron el visto bueno a ese proyecto, que rechaza el racismo y demanda el cese de acciones xenofobas, excepto a 3 paises inclusive EE.UU.
5. Pyongyang, 4 de diciembre (ATCC) –– Hace unos dias, Estados Unidos voto en contra del proyecto de resolucion sobre el racismo y la xenofobia sometido a la discusion del tercer comite del 61o periodo de sesiones de la Asamblea General de la ONU.